quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Caminho sem volta (II)



Aquele oceano de margens invade meus sentidos trazendo uma nostalgia de Pessoa, mas eu não vivo senão para navegar, porque é preciso, ainda que não me passe pela cabeça ressuscitar Pompeu. E por que haveria eu de fazê-lo? Outrora ainda, ou outrora agora, é apenas um impasse existencialista, mas idealista é aquele que vai seguindo todas as pistas, pois, mesmo desconhecendo o discurso fundador, ele singra com desassombro para um distante sol ou uma galáxia longínqua com remos empunhados contra nuvens, pelas sôfregas frestas que guardam entre si, pelos retalhos de luz, pelas gambiarras dos anjos, pela fuligem das sombras, iluminando palavras, versos, sílabas com uma gargalhada sonora.

7 comentários:

  1. Não sei se vivo para navegar ou para naufragar, sei que vou de um lado pra outro feito barco sem remo, de ilha em ilha em busca de um lugar para o meu auto-encontro.
    Adorei o texto, José Carlos. Vou levar pra o meu face.
    beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bípede. Em uma dessas ilhas você me encontrará, não sei se poderei ajudá-la no autoencontro, mas terei a sua companhia (rsrsrs).
      bjssss
      José Carlos

      Excluir
  2. Sim, navegar é preciso, mesmo naquele oceano que nos traz a nostalgia de Pessoa. Aliás, Pessoa também é preciso. Estou meio barco sem remo, como a Bípede, mas continuo seguindo. Também adorei o texto, José Carlos. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, também Lidi. Vamos seguindo por estes mares como um corpo que se entrega ao seu doce balanço, mas não se entrega, nem perde a bússola.
      Abraços, Lidi.
      José Carlos

      Excluir
  3. BÍPEDE,CLARO NAVEGAR SEMPRE, SE VC NÃO SABE?POIS LHE AFIRMO VC NAVEGA SIM NESTE MAR QUE É ESTE LINDO DOM QUE TU TEM,CHEGA COM SEU BARCO COMO QUEM NÃO QUER NADA EM NOSSOS CORAÇÕES E DESCARREGA ESTAS PALAVRAS,VERSOS,SÍLABAS ILUMINADAS SIM E CHEIAS DE ALEGRIA..BJS

    GAGAU..E O MELHOR DOS MEUS PENSAMENTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Gagau. A bípede é uma iluminada que a todos seduz.
      Abr.,
      José Carlos

      Excluir
  4. Dia desses faço, sim, um post só pra vc! :-)
    Beijos

    ResponderExcluir